SEJAM BEM VINDOS

"Este é um trabalho desenvolvido por toda a equipe escolar e tem por finalidade mostrar ao público que nos acessam as nossas propostas junto a Educação Infantil."


EMEI PROFª MARIA HELENA C. GUSMÃO


sexta-feira, 4 de junho de 2010


FORMAÇÃO  NA NOSSA ESCOLA NO DIA 28/05/2010


TEXTO PARA REFLEXÃO:

Artigo da escritora Martha Medeiros “ Em caso de despressurização”, livro Doidas e Santas, pág. 170.


ESTUDO EM GRUPOS:

Texto de Miguel A. Zabalza “ Qualidade em Educação Infantil”, páginas 51,52,53 e 54.
Discussão em grande grupo sobre o texto.

Painel:

QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL




CURRÍCULO          PLANEJAMENTO           AVALIAÇÃO


Diferentes   linguagens        
Concepção   de    Infância
Desenvolvimento   Infantil                               
Referenciais  
Curriculares 
  
        

Organização 
 do Espaço

PAPEL DA ESCOLA


- Potencializar a curiosidade;
- Discutir e pensar os diferentes pontos de vista dentro da escola;
- Alargar os horizontes , trazendo para dentro da escola as discussões que perpassam o cenário político e social;
- Estimular o respeito em todos os níveis ( fundamento básico das relações);
- Valorizar a compreensão, a sensibilidade, o olhar, a escuta, a abertura para o diferente;
- Acreditar em si, em seu próprio valor;
- Compreender o processo de aprendizagem como inconcluso sempre;
- Lutar contra todas as formas de opressão;
- Fugir dos radicalismos, dos dualismos, dos esteriótipos.


PAPEL DO EDUCADOR



- Respeitar à criança;
- Dar bons exemplos;
- Respeitar as diferenças, o tempo, o ritmo de cada criança;
- Oportunizar diferentes experiências;
- Estabelecer uma relação de afeto e limites;
- Oportunizar um ambiente  acolhedor;
- Promover o diálogo escola/família.

Obs.: Os itens do
papel do educador foram levantados pelo grupo.




            

Nenhum comentário: