FORMAÇÃO NA NOSSA ESCOLA NO DIA 28/05/2010
TEXTO PARA REFLEXÃO:
Artigo da escritora Martha Medeiros “ Em caso de despressurização”, livro Doidas e Santas, pág. 170.
ESTUDO EM GRUPOS:
Texto de Miguel A. Zabalza “ Qualidade em Educação Infantil”, páginas 51,52,53 e 54.
Discussão em grande grupo sobre o texto.
Painel:
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL
CURRÍCULO PLANEJAMENTO AVALIAÇÃO
Diferentes linguagens
Concepção de Infância
Desenvolvimento Infantil
Referenciais
Curriculares
Organização
do EspaçoPAPEL DA ESCOLA
- Potencializar a curiosidade;
- Discutir e pensar os diferentes pontos de vista dentro da escola;
- Alargar os horizontes , trazendo para dentro da escola as discussões que perpassam o cenário político e social;
- Estimular o respeito em todos os níveis ( fundamento básico das relações);
- Valorizar a compreensão, a sensibilidade, o olhar, a escuta, a abertura para o diferente;
- Acreditar em si, em seu próprio valor;
- Compreender o processo de aprendizagem como inconcluso sempre;
- Lutar contra todas as formas de opressão;
- Fugir dos radicalismos, dos dualismos, dos esteriótipos.
PAPEL DO EDUCADOR
- Respeitar à criança;
- Dar bons exemplos;
- Respeitar as diferenças, o tempo, o ritmo de cada criança;
- Oportunizar diferentes experiências;
- Estabelecer uma relação de afeto e limites;
- Oportunizar um ambiente acolhedor;
- Promover o diálogo escola/família.
Obs.: Os itens do
papel do educador foram levantados pelo grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário